A II Conferência Mundial de Essências Florais se iniciou com uma abertura inesquecível. Pesquisadores e empresas produtoras de florais de todo o mundo estavam ali presentes em pessoa, e tudo iria se desenrolar em apenas dois dias.
No Canadá em Junho de 1991, eu tinha o desafio de examinar e conhecer os vários produtos e produtores, e escolher entre palestras simultâneas. Tinha que ser rápida na decisão e tinha uma missão a cumprir.
Li os textos oferecidos, cheguei perto, toquei as essências. Escolhi entre os que preparavam florais em ambientes singulares e distintos e que ofereciam informações coerentes e claras sobre as suas essências.
Florais do Deserto – Cynthia Kemp trazia sua conexão vívida com a natureza, presente através do ambiente do Arizona, suas imagens, sons…
Cynthia Kemp se revelou original e autêntica. Palestrante fluente, espontânea e clara, ela também demostrava seu profissionalismo na seleção de fotografia e som de excepcional qualidade, que ajudavam a fazer presente a região da natureza que ela representava.

Ao relatar sua história de vida, ouvi mais uma vez sobre uma infância onde a conexão com a natureza era o grande consolo e alento. Ela contou como depois, viveu por 11 anos numa pequena aldeia na Grécia, em contato com a terra e os elementos, e ao regressar aos EUA, foi o ambiente do Deserto do Arizona que a trouxe, finalmente, para um contato direto com sua missão de vida. Terapeuta em contínua atividade, astróloga e íntima conhecedora das plantas dessa região, Cynthia era evidentemente uma representante plena de suas forças de cura através dos florais.
Bush Australiano: plantas singulares, ambiente poderoso e uma história ancestral de sua interação com os seres humanos para ajuda e cura
Ian White se revelou um ágil mensageiro entre os ambientes naturais da Austrália e suas forças de cura e indivíduos no resto do mundo. Fluente comunicador, ele contou como aprendeu sobre as plantas do Bush australiano desde criança, caminhando entre elas com sua avó.
Assim como os bichos, o mato e as plantas da Austrália são diferentes das do resto do mundo!

Desta flor é preparado um dos importantes florais do Bush Australiano – foto Ruth Toledo Altschuler
Neto de um farmacêutico e de uma estudiosa das plantas nativas, Ian formou-se em Naturologia. E foi através de sua busca de conexão com o Plano Espiritual que ele foi orientado a iniciar o preparo de florais com as plantas nativas em diferentes regiões de seu país. Viajou para os quatro cantos do continente, preparando florais com plantas singulares em ambientes surpreendentmente poderosos. Sobre alguns deles, ricas lendas revelavam uma antiga interação entre essas plantas e os habitantes aborígenes. As informações sobre os florais eram claras e simples de usar; os materiais bem organizados, apresentados de forma profissional.
O produtor traz consigo história, o ambiente de sua pesquisa, os florais
Ao vivo com cada pesquisador que escolhi conhecer, aprendi sobre o seu caminho percorrido e sua motivação. E sobre a contribuição singular que o meio ambiente onde suas essências eram preparadas agregava aos florais. Através de sua presença, atitude e sensibilidade, pude perceber e sentir a qualidade de sua relação com as forças da Natureza.
Num aprendizado intensivo compreendi que:
- conhecer a integridade de quem prepara os florais que você vai usar é fundamental
- encontrar identificação com a qualidade de seus textos e pesquisa é também essencial
- o ambiente que gera e sustenta essas plantas e flores agrega sua força singular aos florais
- a alma humana é do universo e, quando na terra, se beneficia da ajuda de florais do mundo
Uma tarefa que veio a transformar meu caminho de vida
Antes de embarcar para a II Conferência de Florais no Canada, uma empresária de São Paulo me confiou uma tarefa: comprar US$5000 em kits de florais, um investimento para o qual ela me deu inteira liberdade de escolha. Que ela receba a nossa mais plena gratidão!
Pois foi assim que ali, além de assistir as palestras e viver uma profunda experiência pessoal, estabeleci contatos decisivos que mudaram a minha vida e a vida de tantos outros.
Cumpri a tarefa: escolhi os Florais do Alaska, sobre os quais já falei num post anterior. Escolhi também os florais da Desert Alchemy (Florais do Deserto do Arizona) e os do Bush Australiano (Bush essences da Austrália). E, no meu coração, já estavam bem firmes os florais da Califórnia.
Gostaria de ter assistido todas as palestras, mas o tempo não permitia: eram simultâneas.
Os elos iniciais para a futura distribuição e a educação sobre essas linhas de florais de diferentes ecosistemas do mundo no Brasil se fizeram ali
Naquela altura, eu não sabia que um mês depois, acontecimentos viriam a se precipitar resultando na criação, junto com um sócio, da Essências Florais no Brasil da qual eu fui sócia durante 21 anos. E que, um pouco mais adiante, a Magdalena Boog e sua família viriam a fundar a Saguaro Import.
As linhas de florais identificadas e selecionadas nessa ocasião, aliadas aos ensinamentos oferecidos pelos seus produtores, vieram a ser parte importante do trabalho de tantos terapeutas no Brasil nos anos que se seguiram. Seus pesquisadores ofereceram inúmeros cursos com tradução (nos primeiros 7 anos eu fui tradutora de quase todos) e os brasileiros vieram a aprender sobre a Terapia Floral numa variedade e profundidade sem precendentes em nenhum outro lugar no mundo.
Deixe um comentário