• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária

Terapia Floral Evolutiva

A Cura das Flores Religando Corpo, Alma, Terra e o Plano Espiritual

  • Home
  • Terapia Floral
    • Terapia Floral: sua abordagem Singular
    • A Terapia Floral ajuda
    • Essencial para a compreensão da Terapia Floral
    • Consultas
      • Terapia Floral via Zoom meetings Video
      • Consulta aos Registros Akashicos
      • Passo a passo: Consulta aos Registros Akashicos
  • Quem Somos
    • Ruth Toledo Altschuler
    • Quem são os meus clientes
    • Florais que escolhi para o meu trabalho
    • Minha especialidade
  • Florais: o que são
    • O que são os Florais
    • Posso escolher florais para mim mesmo/a? Por que um Terapeuta?
    • Como usar as essências florais
    • Quantos florais posso usar ao mesmo tempo?
  • Propósito de Vida
    • Para Terapeutas
      • Ajuda: Coaching e Mentoring para sua carreira e Caminho
      • Alinhamento para viver o seu Chamado como Terapeuta Floral
  • Blog
  • Cursos
    • Círculos Abertos
    • Curso: Florais para cultivar bases saudáveis para a nossa Vida Emocional
    • Curso: Florais para cultivar a Inteligência Emocional, Foco e Criatividade
  • Contato
    • Para marcar sua Consulta de Terapia Floral
    • Entre em Contato com Ruth Toledo Altschuler
    • Receba Avisos sobre Eventos e Cursos
    • Links e Recomendações

Sweet Pea: encontrar o lugar no mundo onde me sinto em casa e a comunidade à qual pertenço

30 de junho de 2014 by ruthtoledoaltschuler 12 Comentários

Sentir que estou num lugar onde me sinto realmente em casa, de alma, corpo e coração, tem sido uma busca desde a minha infância. E esses sentimentos, assim como muitos outros, só foram legitimados, realmente validados, e, no desenrolar, transformados, depois que comecei a tomar os florais e me aprofundei na sua linguagem de compreensão dos estados da alma.

Desde muito cedo, eram fortes os sentimentos de: “eu não sou daqui”, “eu não pertenço”. Sentia uma não identificação com o que estava à minha volta, paisagem, clima… e, mais ainda, com o que hoje eu chamo de hábitos ou padrões culturais, o estilo e forma de agir das pessoas…

Um constante sentimento de nunca “estar em casa”, de estar sempre num lugar que não era o meu. Raramente aconchegada, mas, principalmente, nunca realmente me identificando.

Sweet Pea Floral da Califórnia
O floral da Sweet Pea nos ajuda a encontrar nosso lugar no mundo e achar a comunidade à qual queremos e podemos pertencer

Para quem nunca sentiu isso, não tem nada a ver com não gostar das pessoas. Quem sofre disso, gosta sim das pessoas, mas esse é um sentimento muito mais fundo, de estranhamento.

A dor de ser “estranha no ninho” desde muito cedo

Ser “uma estranha no ninho” foi um sentimento que inicialmente me trouxe muito sofrimento. Durante muito tempo em minha vida, eu achava que só eu me sentia assim. Achava que isso era muito grave, que eu era uma “desajustada”, que eu tinha sérios problemas que nem sequer podiam ser mencionados. Com isso tudo guardado em mim, me sentia muito triste e isolada.

Sou a segunda, da esquerda para a direita, já na quinta adaptação a uma nova classe na escola
Da direita para a esquerda sou a segunda, de óculos, com o olhar triste, na quinta adaptação a uma nova classe e escola

Mudamos de cidade, de casa e de país muitas vezes, por diferentes razões. Foram inúmeros primeiros dias de escola, entre pessoas que eu nunca tinha visto. Eu era bem sensível (hoje entendo) e introvertida. Era MUITO difícil iniciar novos contatos: era comum eu demorar um ano para começar a ter uma amizade, em geral já perto de ter que mudar e começar tudo outra vez.

Os florais me ajudaram a entender meus sentimentos de Alma

Através da linguagem dos florais, o esclarecimento que recebi foi um verdadeiro milagre de cura.

A sabedoria das plantas nos revela inúmeras nuances dos nossos sentimentos de alma. Entender esses sentimentos e saber que eles PODEM se transformar, foi para mim uma verdadeira salvação.

Ensinamentos da Sweet Pea – Lathyrus latifolius – floral da Califórnia

Com a Sweet Pea, aprendi que muitas vezes esse sentimento de não pertencimento é da alma, e tem raízes em muitas histórias do nosso passado, tanto no da nossa alma em suas muitas jornadas, como nas histórias vividas pelos nossos antepassados.

Floral da Sweet Pea: confiar que podemos encontrar identificação, perecimento, o nosso lugar na terra
Floral da Sweet Pea: confiar que podemos encontrar identificação, perecimento, o nosso lugar na terra

Por exemplo, se os seus ancestrais mudaram de país, talvez mais de uma vez, e passaram por desafios em sua adaptação à cultura e aos lugares onde vieram a residir, é bem possível que você tenha, em sua memória celular, marcas e registros do impacto dessas experiências e sentimentos.

Cada um, em sua jornada individual, pode vir a entender as várias camadas dessa questão e transmutar a dor e o trauma relacionados à dificuldade de sentir essa conexão de raiz, de pertencimento e de acolhimento entre as pessoas na comunidade onde vive.

Aprendi com ela que precisamos perseverar, pois realmente podemos vir a sentir essa inclusão como um sentimento inteiro, transformado, curado. E que, essencialmente, essa cura se inicia dentro de nós.

A Sweet Pea fortalece nossa disposição interna para entender nossos padrões ligados à conexão com lugar e comunidade, e nos impulsiona a buscar, e encontrar, onde, e com quem, queremos e podemos nos sentir “em casa”.

E que podemos ter a coragem e a ousadia de ir buscar esse lugar e essa comunidade, na qual vamos nos sentimos mais felizes!

Nessa época do ano, ela floresce por toda parte aqui onde vim a residir

Essas semanas, aqui em Santa Rosa, Califórnia, região onde vim a residir quando estava completando 50 anos, a Sweet Pea está florescendo por toda parte, na beira das estradas, nos terrenos baldios, se espalhando, esticando as suas gavinhas e se enganchando na vegetação, até cobrir áreas extensas com suas lindas cores.

Ao vê-la assim tão exuberante, refleti sobre a minha história e senti expandir a minha gratidão pela Terapia Floral, que me levou a encontrar a minha verdadeira família: minha Família de Almas. E que me conduziu aos lugares onde, finalmente, me sinto mais em casa do que jamais!

A Sweet Pea – Lathyrus latifolius fortalece a confiança de que podemos encontrar pertencimento e inclusão na comunidade

A Sweet Pea Lathyrus latifolius é uma trepadeira da família dos feijões (Fabaceae), nativa da Europa, que cresce como planta silvestre em toda a Europa, América do Norte e Austrália, muito bem adaptada, como mato, em todas essas diferentes regiões do planeta.

Com ela, aprendi a aceitar que, como alma, sou realmente viajante e não sou só de um só lugar.

Mas percebi, finalmente, que existem lugares e comunidades na terra onde me sinto bem mais “em casa”, pois me adapto melhor à cultura, à natureza, à paisagem. Em alguns deles, me sinto quase que “parte da paisagem”, por assim dizer.

Sweet Pea - Lathyrus latifolius família botânica - Fabaceae - floral da FES, Califórnia
Sweet Pea – Lathyrus latifolius família botânica – Fabaceae – floral da FES, Califórnia

Hoje, peço a ela que me ajude a estabelecer ligações mais fortes na comunidade onde estou locada, pois é aqui mesmo que eu quero continuar a morar, trabalhar, ter amigos e criar raízes!

Em gratidão a ela, partilho essas imagens e reflexões com vocês.

Arquivado em: Percepção sutil das plantas, Perfil de uma essência floral, reencontros de almas, Religação e Conexões de Alma, Viagens Marcados com as tags: inclusão, perfil de uma essência floral, pertencimento, terapia floral, tomar floral, u

Reader Interactions

Comentários

  1. Maura Lanari diz

    2 de julho de 2014 em 12:29 pm

    Ruth querida, muito especial esse post… E a sincronicidade com meu atual momento foi muito impactante p/ mim. Estou passando uma temporada relativamente próxima a você. Estou em Portland, OR. Na verdade a tempo por aqui já está no fim e com isso muitas dúvidas e questionamentos… Gostaria de conversar com você. Acho que uma consulta via Skype seria ótimo.
    Acho que estamos no mesmo fuso… Podemos marcar? Aguardo seu contato. Beijo…saudades!

    Responder
  2. Aguinailda Maria Rosa diz

    1 de julho de 2014 em 2:22 pm

    Ruth querida, grata pelo belíssimo texto! Vi-me representada nele… essa sensação de ser uma “estranha” me acompanhou durante muuuuuito tempo e, vez ou outra, ainda sinto; mas graças as bênçãos das essências florais esse “estranhamento” diminuiu barbaramente! Beijos carinhosos.

    Responder
  3. Nicia Amorin diz

    1 de julho de 2014 em 1:04 pm

    Querida Ruth
    Que prazeroso ler este seu blog, é estimulante e relaxante, e foi bom conhecer um pouco da sua história.
    As vezes nos sentimos mesmo um peixe fora d´água e o seu texto nos ajuda a compreender as possíveis razões. Encontrar o nosso lugar no mundo é a principal tarefa de nossa existência, ou de alguém que já se sentiu dele deslocada.
    Que os florais nos fortaleçam sempre.
    Obrigada, beijos

    Responder
    • Ruth Amorim Toledo Altschuler diz

      2 de julho de 2014 em 5:25 pm

      Pois é, Nicia Querida,

      Nessa riquíssima jornada de compreensão e alquimia dos nossos sentimentos de alma, muitos aspectos e camadas estão entretecidas.

      Quando refletimos sobre “encontrar nosso lugar no mundo”, a gama que se apresenta é enorme.

      Existe o lugar físico, geográfico, o local no mundo onde queremos estar. E dentro disso, a questão do vínculo e da nossa relação com esse lugar físico. E, em outros níveis, existe a questão do acolhimento e do conforto interno.

      Tocamos também as inúmeras dimensões da nossa relação de alma com a encarnação aqui na Terra. E as muitas nuances do sentimento de “peixe fora d’água”, sobre as quais, posso adiantar, os florais têm um enorme repertório, já bem elaborado, que também pode ser partilhado numa linguagem informal como essa do blog.

      Além disso, lidamos com a questão do nosso papel, de como atuamos no mundo.

      Ficou grande o espectro, não é mesmo?

      Inspirada pelo feedback de vocês, vou buscar desenvolver mais reflexões, detalhando vários desses aspectos e os arquétipos dos florais associados a eles. Acho que você vai gostar.

      Um abraço afetuoso,

      Ruth

      Responder
  4. Rosana Souto diz

    1 de julho de 2014 em 9:08 am

    Muito lindo, querida Ruth!!
    Que bom saber que ¨te inspirei¨ a escrever sobre a nossa querida Sweet Pea. Creio que temos muitas figurinhas a trocar sobre ela também.
    A Sweet Pea foi uma grande essência a fazer parte do meu caminho de cura com as essências florais, especialmente, nestes últimos anos de muitas “andanças”. Ela ajudou-me a ver que a casa onde moro atualmente é a Terra e, sim (!): como toda casa, tem lugares que a gente gosta mais de ficar.
    Obrigada pelas lindas imagens! A Sweet Pea certamente agradece as suas lentes: do passado e do presente.
    Bjs no seu coração.
    Com carinho e admiração!

    Responder
    • Ruth Amorim Toledo Altschuler diz

      2 de julho de 2014 em 5:12 pm

      Querida Rosana, que coisa boa receber seu comentário.

      Fiquei com muita vontade de conversar mais sobre esses sentimentos de alma. Um tema interessante, inclusive, para ser desenvolvido num curso, no qual vários matizes dessas questões podem ser abordados.

      Foi uma alegria ter essa oportunidade de fotografar a Sweet Pea nesse domingo. Espero encontra-la ainda fresca nos próximos dias e continuar o ensaio sobre a sua assinatura.

      Um abraço afetuoso, com igual respeito, carinho e admiração,

      Ruth

      Responder
  5. maria siqueira diz

    1 de julho de 2014 em 6:45 am

    Que delícia de leitura!!!!
    desde ontem estou namorando a postagem…me deliciando, rs!!!!
    Eu fui assim como vc, na minha infância…
    Eu me sentia um peixe fora d’água, em Minas Gerais, onde nasci…Amava a todos, mas, ali não era meu lugar de conforto…
    Só me encontrei qdo vim morar no Rio de Janeiro, em 1970…aqui construí , minha família, meu grupo de almas, meu sentimento de pertencer à terra… Nunca tomei Sweet Pea, nem a indiquei a ninguém…Mas, atualmente, me sinto, de novo, em busca de meu lugar no mundo, de meu grupo…tenho me sentido isolada, meio que sozinha, embora continue amando as pessoas e a cidade … Sinto que vou tomar Sweet Pea + Spreadding Phlox, rsrsrs!!!! Obrigada!!!! bjs

    Responder
    • Ruth Amorim Toledo Altschuler diz

      1 de julho de 2014 em 8:25 am

      Maria,

      Sabe que desde o dia do seu aniversário, que ocorreu num momento mais atribulado, estou para enviar de presente (no Facebook) uma flor. Pois agora já sei qual é!!

      Pois os florais nos guiam mesmo que não sejam usados diretamente: eles são como mestres, não é mesmo?

      Sua idéia de unir a Sweet Pea à Spreading Phlox nesse momento me parece muito boa, pois fazemos ciclos, em diferentes “oitavas”, ao processar nossas questões de alma, ciclos esses que você, como terapeuta floral, certamente conhece mais que bem!

      Um grande abraço solidário,

      Ruth

      Responder
  6. Ariana Schlösser diz

    30 de junho de 2014 em 7:19 pm

    Lindo Ruth! Gratidãoooo e um mega beijo!

    Responder
    • Ruth Amorim Toledo Altschuler diz

      1 de julho de 2014 em 8:26 am

      Obrigada, Ariana!
      Fiquei feliz com a oportunidade de conhece-la no evento em São Paulo.
      Um super beijo,

      Ruth

      Responder
  7. Maria Eliane Macedo Sá diz

    30 de junho de 2014 em 5:04 pm

    Olá Ruth, obrigada por compartilhar sua experiência com a Sweet Pea, ela é muito rica de aprendizados! Há pouco tempo precisei fazer uso da Sweet Pea pela primeira vez, por um forte desconforto que estava vivendo, relacionado ao tema de repente ter que mudar de casa.
    Fiquei agradavelmente surpresa com o efeito de Sweet Pea, que me trouxe um sentimento de pertencimento e confiança que tem ajudado bastante a eu encaminhar a situaçáo com serenidade.
    Bjss.,
    Maria Eliane.

    Responder
    • Ruth Amorim Toledo Altschuler diz

      1 de julho de 2014 em 8:28 am

      Maria Eliane,

      Obrigada pelo seu relato, que mostra uma forma tão precisa e curativa de uso do floral da Sweet Pea.

      Ele vem para enriquecer o Blog, que muitas vezes é visitado por pessoas que querem aprender sobre os florais.

      Te envio um grande abraço!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar primária

Contato: Consultas e Cursos

Terapia Floral: clique aqui para marcar consulta online
Receba avisos sobre Eventos e Cursos sobre Terapia Floral

Círculos Abertos: Leia sobre esse evento mensal gratuito

Cursos e Eventos

Terapia Floral: Curso Online
Florais para cultivar bases saudáveis para a nossa Vida Emocional
Terapia Floral: Curso Online
Florais para cultivar a Inteligência Emocional, Foco e Criatividade
Receba avisos sobre Eventos e Cursos sobre Terapia Floral

Busca neste site:

No Facebook: venha dialogar entre as árvores e flores

No Facebook, um convite à inspiração mútua e ao diálogo

Clarifique o seu Propósito de Vida: True Purpose™ Coaching

Clarifique o seu Propósito de Vida

Leia seguindo palavras chave:

alma assinatura da planta atitude do/a terapeuta caminho das flores caminho dos florais confiança coração cura da alma cura emocional curso florais da Califórnia desastres naturais encontro de almas encontros encontros de almas encontros marcados da alma escolhas da alma estudo das plantas família de alma dos florais florais florais da califórnia Florais de Bach Florais Filhas de Gaia grupos de alma história da Terapia Floral no Brasil iniciação lei da atração limites manifestação memória da alma mentor perfil de uma essência floral pertencimento Redwoods registros akashicos restauração da terra revelação saber serviço sintonia com as plantas terapeuta floral terapeuta floral como mentor terapia da alma terapia floral Terapia Floral no Brasil tomar floral

Before Footer

This is my invitation to you, a culmination of my This is my invitation to you, a culmination of my work of 30 years! 
On Dec 1st we begin this adventure, Feminine, Masculine and Communication, inviting to the Circle those who feel called to join to work on themselves, as well as those who also want this knowledge to enrichen their work with others. Come learn through the Language of Plant Archtypes!
#floweressences  #floweressencetherapy
Do you love plants and feel inspired by Nature's t Do you love plants and feel inspired by Nature's teachings? 
On Dec 1st we begin this adventure, Feminine, Masculine and Communication, inviting to the Circle those who feel called to join to work on themselves, as well as those who also want this knowledge to enrichen their work with others. 
#floweressences  #floweressencetherapy
When we move through inner and outer transformatio When we move through inner and outer transformation, we need to protect our inner vulnerable parts that are in the process of adjusting to change and evolution. Walnut flower essence is prepared from these small feminine flowers, that resemble delicate little wombs. 
On Dec 1st we begin this adventure, Feminine, Masculine and Communication, inviting to the Circle those who feel called to join to work on themselves, as well as those who also want this knowledge to enrichen their work with others.  #floweressences  #floweressencetherapy
As we move through the XII Houses of the Natural Z As we move through the XII Houses of the Natural Zodiac, we will reveal aspects and nuances of our inner Feminine and Masculine parts. At the Center of the Mandala, we will meet our Inner Child and our core essence Light. 
On Dec 1st we begin this adventure, Feminine, Masculine and Communication, inviting to the Circle those who feel called to join to work on themselves, as well as those who also want this knowledge to enrichen their work with others.
The Blue Camas flower grows wild here where I live The Blue Camas flower grows wild here where I live in the Pacicif Northwest. It is one of the Flower Essence plant Archetypes featured in our new Program: Feminine, Masculine and Communication.
Load More... Follow on Instagram
  • Home
  • Ruth Toledo Altschuler
  • Círculos
  • Marcar Consulta
  • Contato

Copyright © 2023 · Wellness Pro on Genesis Framework · WordPress · Login

 

Carregando comentários...