O que aconteceu foi absolutamente surpreendente!
Nada dessa magnitude ocorreu, nem antes nem depois, em nenhum outro país no mundo.
Um amor pelos florais crescia simultaneamente em muitos corações
Vivido com contagiante intensidade entre 1987 até por volta de 1994, o sentimento era de entusiasmo apaixonado. Sei do meu, como ele despertou e me acendeu, e reconheci esse entusiasmo em inúmeras pessoas que fui encontrando ao longo desses primeiros anos.
Muitas foram acesas pelo meu entusiasmo, tocadas pelas informações e experiência que eu compartilhava.
Paralelamente, outras pessoas faziam seu primeiro contato com os florais por seus próprios caminhos, e compartilhavam com outras, que por sua vez também se entusiasmavam.
Aos poucos nos tornamos um grupo, com muitos que ainda não se conheciam.
Os Brasileiros estavam prontos e abertos aos Florais
Enquanto em outros lugares do mundo esse assunto era localizado e específico, no Brasil, nesses anos que precederam a grande expansão que ocorreu de 1989 a 1994, o interesse pelos florais se espalhava como fogo de palha. Em sua expansão, ele atingia inúmeras pessoas, despertando o interesse da mídia e envolvendo indivíduos com histórico respeitável e credibilidade estabelecida.
Primeiro marco da grande expansão: em 22 e 23 de Setembro de 1990 – o I Encontro de Florais de Bach, reunindo mais de 1200 pessoas
Um momento exuberante ocorreu na abertura da Primavera de 1990: o I Encontro dos Florais de Bach. O evento foi organizado por uma parceria entre Carmem Monari e família, e as Farmácias Homeopáticas HN e Cristiano, se apresentando através de Amarilys Cesar e Beth Bruno e suas famílias. Uma multidão de pessoas se inscreveu e o entusiasmo era tanto, que foi necessário haver um telão numa sala anexa para que todos pudessem acompanhar, pois havia mais pessoas do que espaço no grande centro de convenções Rebouças.
Não tenho a lista de palestrantes e para isso aguardo as contribuições que virão através dos comentários nesse blog, mas me lembro de palestras feitas por médicos (Carmem Monari, Amelia Vasconcelos, Regina de Aquino), da participação de vários palestrantes criativos e profundos, e das discussões em mesas redondas. Eu mesma fui convidada a participar de uma mesa, e falei sobre o uso dos florais para nós mesmos, sem terapeuta (tenho a minha fala completa, manuscrita). Eu já tinha dado aula, mas nunca tinha falado para tantas pessoas. Esse foi meu batismo como figura pública servindo ao Caminho das Flores.
Ali, uma primeira menção pública sobre os Florais da Califórnia
Respondendo a uma pergunta de uma pessoa na platéia, foi ali que falei pela primeira vez, para um grande público, sobre os Florais da Califórnia. Muitas outras situações viriam a se suceder na expansão da minha participação no estabelecimento das fundações da Terapia Floral no Brasil.
eliana atihe diz
Ruth querida, Ainda não tinha tido tempo de explorar seu novo espaço virtual como ele merece. Q lindo que está! E que profundo e leve ao mesmo tempo! A sua cara. Te mandei uma amiga muito especial, a Jana, cuide bem dela (como seu eu precisasse te dizer isso!). É uma das minhas companheira de grupo de alma, como vc dizia. Estou com saudades, por isso vim passear por aqui. Hoje teremos a nossa já tradicional festa do dia dos mortos no ateliê. Vamos espargir uns florais no ambiente e será como se vc estivesse lá conosco. Beijos,
Gui diz
Ruth, que ideia genial amada! Ativou uma parte da minha memória onde estão guardadas lembranças muito queridas. O dia em que li sobre florais pela primeira vez num jornal alternativo enviado por uma amiga (abençoada Valderez) foi o mesmo que te conheci pelas mãos de outra amiga que me levou ao seu atelier (abençoada Patrícia). Desse dia em diante venho desabrochando e exercendo minha missão com muito amor, alegria e um prazer enorme!!!! Sou eternamente grata a você, mestra querida, não só pelos seus ensinamentos, mas também por todas as vezes que você me acolheu. Que seu caminho seja sempre ladeado de belos e floridos jardins. Bjcas e sucesso!
Ruth Amorim Toledo Altschuler diz
Minha Querida Gui,
Faz um bom tempo que eu tinha uma forte vontade de começar a escrever essas histórias. O que me move a faze-lo é, mais que tudo, o desejo de deixar marcada, como significativa e importante passagem, a energia desse tempo. Foi muito grande a força que conduziu cada uma de nós a encontrar essa linguagem de cura, esse caminho alquímico. Não tenho dúvida de que esses encontros que “acendem” aconteceram movidos pelo forte propósito da alma. Por isso inclusive tenho colocado o “tag” de “encontros marcados da alma” em tantos desses capítulos.
Você teve o seu, e eu tenho a alegria de ser parte dele. Acolhida, encorajada e elevada para o sucesso em seu caminho de servir, sempre!!
fatima assumpção diz
ruth querida,
que lindo você resgatar toda essa história tão importante, trazendo a oportunidade de tanta gente bacana se conectar.
não me lembro exatamente quando foi, mas me lembro de ter sido iniciada nesse caminho por você, logo no comecinho, talvez quando ainda estudávamos astrologia juntas…
e quero te dizer que sinto um enorme prazer e agradecimento por permanecer conectada até hoje com você e essa energia tão bela e poderosa das flores.
muito inspirador esse seu trabalho, querida.
beijos e bençãos ao seu lindo trabalho
tima
Gui diz
Ruth amada! Ideia fantástica essa sua. Que delícia poder recordar de momentos tão preciosos!! De manhã eu li sobre as essências florais num jornal alternativo enviado por uma amiga (abençoada Valderez) e por volta do meio-dia estava te conhecendo graças à disponibilidade de outra amiga (abençoada seja Patrícia). A partir de então, fui “florescendo” a cada dia. Pessoal e profissionalmente. Minha eterna gratidão por ter me ajudado nesse processo, grande mestra!
maringá diz
Lembro dos meus medos e o quanto você com suas gotinhas aos poucos foi tornando tudo tão pequeno até sumir…
Me abriu os olhos na escolha do que faço até hoje e cada vêz que planto uma arvore ou rasteira cuja flor é azul lembro de você.
Beijos com carinho
Maringá
Ruth Amorim Toledo Altschuler diz
Linda, Maringá querida, que me deu a alegria de tantas flores.
Sabe que as de flor azul que você plantou em meu jardim tem descendentes até na casa nova da minha mãe? Uma lindeza.
Preciso saber o nome. Pode ser Camarão Azul??
É uma graça ser lembrada por alguém à vista de uma flor… Obrigada.
Eu também sempre lembro de você, embora não more mais onde você fez meus jardins… Mas tenho certeza que muitos recebem essa graça. Deixe aqui o seu contato.
Um beijo grande, querida,
Ruth
HELENA AMARAL diz
OI RUTH,
QUE BELA INICIATIVA. EU COMECEI MEU CAMINHAR NA TERAPIA FLORAL COM UM GRANDE MESTRE, HERCOLES JACI, NAS SUAS PRIMEIRAS TURMAS NO RIO DE JANEIRO , NO COLEGIO SAGRADOS CORAÇOES, NO ALTO DA BOA VISTA…
QUANTO DESPERTAR….QUE AULAS . E AO MESMO TEMPO A SENSAÇÃO DE QUE AFINAL É ISSO QUE VINHA BUSCANDO NA VIDA…A ALMA SEMPRE SOUBE… E REJUBILA ATÉ HOJE COM CADA FLOR QUE RESSOA NA ALMA DE CADA PACIENTE…
EXISTIRAM MOMENTOS TENSOS NA TERAPIA FLORAL NO RIO DE JANEIRO. PERSEGUIÇOES DO CRP , PROFISIONAIS COM O ESPAÇO SAGRADO DO SEU CONSULTO´RIO INVADIDO… ALGUNS DESISTIRAM…MAS A LUZ SE INSTALOU..O PROFISSIONALISMO SE INSTALOU.E AS FLORES JORRAM SUAS CORES, PERFUMES, E LUZES POR TODOS OS CANTOS ENTRANDO DE MANSINHO NO INCONSCIENTE COLETIVO DAS ALMAS SEDENTAS DE CURA.
OBRIGADA RUTH POR TER COLABORADO COM ESSE DESPERTAR.
ETERNAMENTE GRATA AO HERCOLES JACI, A LIZETE DE PAULA, A CYNTHIA ACIOLY, A MARIA LUIZA LACERDA, A OLYMPIA GIMENES, A JANE , A ANA MARIA , E A TANTOS OUTROS QUE COMEÇARAM ESSA CAMINHADA.
ÃMOR ETERNO. HELENA
Ruth Amorim Toledo Altschuler diz
Seja muito Bem Vinda, Helena, a esse espaço que desejo abrir para algo que é nosso, pois vai muito além de mim.
Ao longo dos capítulos deste relato da história do Caminho dos Florais no Brasil, desejo dedicar um espaço especial, e GRANDE (do tamanho que merece) para o meu amigo e parceiro de caminho Hercoles Jaci, pelo seu trabalho inspirado, dedicado, incansável, que teve parte tão significativa na construção das bases dessa abordagem terapêutica no Brasil.
Conto com a sua colaboração quando for escrever sobre ele. Vou te enviar um e-mail e pedir seu depoimento.
Obrigada pela sua contribuição pessoal aqui nesses registros de nossa história compartilhada, com seu relato tão vivo e verdadeiro.
Um abraço agradecido,
Ruth
Maria Luiza Lacerda diz
Ruth querida!!
Fiquei emocionada quando vi a referencia a este Primeiro Encontro. Nunca tinha participado de nada igual! As palavras das pessoas, os silêncios , a vibração no ar, tudo me transportava a uma dimensão desconhecida para mim na época. Aquele encontro foi para mim um Portal. Logo depois participei do seminário em 20 de Outubro do mesmo ano, e daí em diante o caminho foi se desdobrando em flores, que num aprendizado amoroso transformaram minha vida.
Ruth Amorim Toledo Altschuler diz
Maria Luiza,
Seja Muito Bem Vinda, e receba meu abraço caloroso de acolhida.
E OBRIGADA por relatar, num depoimento vivo, o impacto desses dois dias em você: ele retrata o que todos nós sentimos, de formas que ainda estão se clarificando.
Especialmente quando você nos diz que aquele Encontro foi como um Portal, eu te digo: Sim! E sinto que nós tivemos alguns Portais, mas não muitos.
Onde eles ocorreram, eles foram experiências quânticas, alquímicas, iniciáticas.
Custou tanto até entendermos o que isso foi, não é mesmo?
Minha gratidão!
Martha Tejada diz
Ruth…me sinto abençoada de ter participado desse seu processo. Em 1989, grávida da Anna, tenho até hoje as anotações destes primeiros atendimentos, numa fase tão especial da minha vida… era o começo deste caminho. E você com o carinho e amor de sempre, preparou um floral para que me acompanhasse em todo o processo do parto, literalmente no hospital. A Anna, com poucos dias neste nosso mundo, também utilizou dos Florais…e lembro que passávamos atrás das orelinhas dela….Sou eternamente grata desse processo lindo…inesquecível…bjs
Ruth Amorim Toledo Altschuler diz
Obrigada, Martha querida, por escrever sobre isso aqui!
Lembra, Martha, como era? Eu tinha os florais nas minhas mãos, o meu primeiro kit, e não podia deixar de oferecer para ajudar nesses momentos e passagens tão importantes.
Antes deles, nunca soubemos de ajudas tão amorosas e delicadas que pudessem participar de instâncias como essa, da gestação, do parto… do comecinho tão delicado da vida.
Ainda mais sendo as flores!!!
Eu também sou eternamente grata pela sua dedicação, presença, constância e entusiasmo ao longo de todo o tempo em que trabalhamos juntas. Uma parceria que foi muito além do trabalho que era realizado, deixando um registro de um compromisso de servir com essa qualidade de coração, com a beleza e com o entendimento do que é Maior.
Beijos e carinho, sempre
Maria Aparecida Ribeiro diz
Querida Ruth, inesquecível foi tb o workshop que vc deu na Fazenda Maristela. em Tremembé. em janeiro de 1991. Suas explanações sobre os Florais de Bach, feitas com tanto cuidado e carinho, balizaram definitivamente meu futuro trabalho com eles. Guardo até hoje as anotações feitas naquele encontro. Obrigada, amiga, pelas suas palavras balsâmicas e por me mostrar o caminho. Bjs
Ruth Amorim Toledo Altschuler diz
Pois esse foi organizado pela nossa amiga querida, a Sandra Siciliano, que com tanto carinho me acolheu naquele espaço, me dando tanto suporte. Levei meus filhos, que ficaram brincando nos jardins e também nunca esqueceram.
Fico feliz e tocada com sua mensagem, sabendo quantas pessoas vieram a receber essa bênção por suas mãos, e sabendo que eu fiz parte disso.
Obrigada!!
eliana atihe diz
Querida Ruth, como vou me esquecer da minha primeira consulta com vc, levada pela Elly, um dia depois da morte da Helô? Era novembro de 1992 e não posso imaginar o que teria sido esse primeiro momento de luto sem as suas essências e o seu amor. Prossegui inserida no fluxo da vida, apesar de, porque é apesar de tudo que somos felizes neste mundo. Você é uma emissária do mundo da Deusa, uma servidora do Feminino Sagrado e de seus valores de amor e parceria, de acolhimento e escuta. Que bom que vocês estava lá naquele momento e que continua a caminhar comigo nessa estrada de sombra e de luz.
Ruth Amorim Toledo Altschuler diz
Eli Querida, essa é também lembrança indelével em meu coração. A honra de ter a oportunidade de servir com os florais, acolher com meu coração, estar tão perto de vocês através da dor exposta, de tantas etapas vividas por inteiro em sua plena sombra e luz. E os florais acompanhando, cuidado, acolhendo… Sem mais palavras.
Meu profundo respeito por vocês, pais desse lindo ser que agraciou suas vidas e passou para o outro plano, iniciando a todos nós em sua passagem.
Linda Helô.
Meu amor e acolhimento sempre, e minha torcida pela etapa que agora floresce no atelier – trabalho riquíssimo de vocês, inspirando plenitude de Alma, aberto para crianças e adultos.
Minha torcida pelos seus estudos dos florais, que, disponíveis agora nas mãos da Artista e Mentora que você é, irão fertilizar e trazer maior riqueza ainda aos círculos de leitura, à conexão com os símbolos e caminhos que nos tornam seres inteiros.
Aqui vai o link do seu blog Mulher-Esqueleto, para quem quiser ler. E do do Atelier Ocuili, para quem quer fertilizar sua vida Criativa.
Sei que a Helô também faz artes por lá!
Com tudo o que partilhamos, estamos unidas para sempre nesse caminho de plenitude de Alma!
Anete B. E. Effting diz
Querida Ruth,
Parabéns, está lindo!
Beijos, Anete
Ruth Amorim Toledo Altschuler diz
Querida Anete,
MUITO obrigada pela sua visita. Vou colocar aqui o link para o seu trabalho em Santa Catarina. Depois me passe o link direto para os cursos que vocês organizam e oferecem.
Sei que você é uma das que servem a esse caminho com o mesmo amor, precisão e alinhamento. Obrigada por estar aqui junto!!!
Um dia quero saber como foi que os florais vieram ao seu encontro. Já escrevi um pouco sobre isso nesse novo post: Os Florais Vieram ao meu Encontro.
Quero muito participar de um dos eventos da Sandra no seu maravilhoso espaço. Deve ser uma experiência singular!
Maria Aparecida Ribeiro diz
Querida Ruth, eu estive no primeiro encontro de Florais de Bach em setembro de 90 e lembro muito bem de sua palestra, um relato sincero e feito com bastante clareza. Aquele encontro foi um momento marcante para todos que estavam ali e certamente nossas vidas nunca mais foram as mesmas. Sempre admirei o seu trabalho e desejo-lhe sucesso e alegrias nessa nova fase de sua vida. Beijos
Ruth Amorim Toledo Altschuler diz
Maria Aparecida, Obrigada por comentar!
Aquele período tinha tanta vibração e força, tanta paixão de todos nós. Sem dúvida estávamos encontrando um caminho maior que NOS ESCOLHEU, mais do que nós o escolhemos.
Felizmente eu me preparei muito para apresentar a minha fala simples, sincera e direta. Se não estivesse assim preparada, nem sei como conseguiria ter falado para TANTA gente. Obrigada, mais uma vez, por trazer seu coração e pela sua torcida.
Deixe o link para o seu site ou blog, se tiver.
Um abraço afetuoso,
Ruth